Category Archives for "Sem categoria"

BAMBU CARBONO ZERO NA ABERTURA DA CASA COR SP 2019

Equipe BCZ iniciando instalação de réguas aparelhadas de 4cm.
Vista do Brise em bambu no dia da inauguração.
Efeito natural do Bambu integrado à arquitetura.
Arquiteto Márcio Michaluá
Forro de Bambu no beiral contrastando com parede verde
Bambu em destaque no estande de Marcio Michaluá na Casa Cor 2019
Paisagista Renata Tilli visitando espaço do arquiteto Marcio Michaluá

Centro comunitário de bambu capacita a comunidade brasileira local

Em 2004 o arquiteto Belga Sven Mouton da CRU Architects procurou o diretor da Bambu Carbono Zero Danilo Candia, para auxiliá-lo em um projeto de capacitação com bambu na comunidade caiçara de Camburi na divisa de Ubatuba com Paraty.

Saiba mais em https://inhabitat.com/bamboo-community-center-empowers-the-local-brazilian-community/

A ideia era fornecer os bambus in natura, as técnicas de tratamento e ensinar a comunidade a construir com bambu. Catorze anos depois, os resultados do projeto mostrados pela BCZ.

Além disso também foram fornecidas diversas mudas para aqueles que podiam plantar para no futuro construírem com seus próprios bambus.

Foram repassadas técnicas de tratamento secagem e construção aos nativos que colocaram as mãos na obra.

A ideia foi um sucesso e floresceu, permitindo que hoje, várias construções em bambu existam nesta praia encravada em uma área de preservação ambiental e cultural.

Uma sinergia perfeita entre bambu, comunidade e arquitetura.https://inhabitat.com/bamboo-community-center-empowers-the-local-brazilian-community/

Casa das Birutas – GRIDSHELL EM BAMBU

Um estudo realizado pela BCZ!

A Gera Brasil encabeça o projeto-piloto “Casa das Birutas”, na Ecovila Clareando, em Piracaia-SP, uma casa sustentável que utiliza conceitos de Green Building e busca a certificação Referencial GBC Brasil Casa®.
As diretrizes sustentáveis objetivam trazer benefícios para os usuários e ao meio ambiente. A acessibilidade é garantida no projeto térreo feito sobre terreno inclinado. A casa pousada suavemente em uma plataforma plana, é voltada para a bela da região da Serra da Mantiqueira. A implantação esta adequada ao melhor desempenho térmico do projeto e seus materiais. O terreno com 45 graus de inclinação praticamente não foi alterado, e os poucos recortes feitos, garantiram uma fundação firme e esbelta.
Como premissa do projeto, foram escolhidos materiais e mão de obra preferencialmente locais. O ponto alto do projeto é o Grid Shell do Bambu apoiado diretamente em 4 pontos no terreno, poupando a estrutura da casa de seu peso. Sua forma orgânica e de estrutura complexa traz para o ambiente sombra e luz, texturas e sensações únicas para os ambientes internos.
A planta da casa foi pensada como um grande espaço aberto, livre de colunas proporciona liberdade de design ilimitado para a utilização de seus espaços, que podem ser utilizado por uma família ou para abrigar um grupo de estudantes que frequentemente fazem cursos na ecovila em finais de semana e feriados

#bambu #bamboo #BCZ #bambucarbonozero #gredschellembambu #arquitetura#design#arquiteturasustentavel #sustentabilidade #estrutura#materialrenovavel 

http://gerabrasil.com.br/casa-das-birutas/

GRIDSHELL EM BAMBU

O escritório Gera Brasil procurou a Bambu Carbono Zero para fazer um estudo de construção de um Gridshell em bambu. Neste projeto trabalhamos em parceria com o engenheiro calculista, especialista em madeira, Alan Dias da Carpinteria que realizou os ensaios de cargas com base  em modernos programas para calculo, em seguida a BCZ construiu uma maquete em bambu para para validar as técnicas de construção. Atualmente a obra está em fase final, executada pelo construtor Bruno Sales.

Abaixo a sequencia de fotos desde a maquete ao momento de execução final do telhado.

 

GRIDSHELL MAQUETE

 

 

 

Engenheiro Alan Dias e Equipe de Arquitetura Gera Brasil.

GRIDSHELL DE BAMBU em execução.

 

 

 

 

>