Casa das Birutas – GRIDSHELL EM BAMBU

Um estudo realizado pela BCZ!

A Gera Brasil encabeça o projeto-piloto “Casa das Birutas”, na Ecovila Clareando, em Piracaia-SP, uma casa sustentável que utiliza conceitos de Green Building e busca a certificação Referencial GBC Brasil Casa®.
As diretrizes sustentáveis objetivam trazer benefícios para os usuários e ao meio ambiente. A acessibilidade é garantida no projeto térreo feito sobre terreno inclinado. A casa pousada suavemente em uma plataforma plana, é voltada para a bela da região da Serra da Mantiqueira. A implantação esta adequada ao melhor desempenho térmico do projeto e seus materiais. O terreno com 45 graus de inclinação praticamente não foi alterado, e os poucos recortes feitos, garantiram uma fundação firme e esbelta.
Como premissa do projeto, foram escolhidos materiais e mão de obra preferencialmente locais. O ponto alto do projeto é o Grid Shell do Bambu apoiado diretamente em 4 pontos no terreno, poupando a estrutura da casa de seu peso. Sua forma orgânica e de estrutura complexa traz para o ambiente sombra e luz, texturas e sensações únicas para os ambientes internos.
A planta da casa foi pensada como um grande espaço aberto, livre de colunas proporciona liberdade de design ilimitado para a utilização de seus espaços, que podem ser utilizado por uma família ou para abrigar um grupo de estudantes que frequentemente fazem cursos na ecovila em finais de semana e feriados

#bambu #bamboo #BCZ #bambucarbonozero #gredschellembambu #arquitetura#design#arquiteturasustentavel #sustentabilidade #estrutura#materialrenovavel 

http://gerabrasil.com.br/casa-das-birutas/